terça-feira, 13 de outubro de 2009

'Faz um 21’, já dizia a Ana Paula Arósio.


Domingo, dia 11.10.2.009 eu fiz meus 21,2 Km. A meta de 2.009, que era correr a distância de Meia Maratona, foi finalmente alcançada e vou descrever os detalhes que acho mais legais de contar.

Eu já havia tentado o feito outras duas vezes; a primeira eu parei no Km 16,5 e a segunda no Km 18. Precisa treinar mais, pois é realmente muito difícil.

Os planos de atingir a tão sonhada distância foram um pouco abandonados nos últimos 30 dias, pois tentei me preparar para a Corrida Rústica Tereza Cristina, cuja distância era 4,4 km; eu precisava de mais velocidade e menos resistência.

Depois da Corrida curta, retomei os meus adoráveis ‘longões’, tudo visando correr 21 km. Eu mais ou menos havia me programado para tentar no feriado, este que passou. No sábado, a ideia era fazer um treino regenerativo, para irrigar a musculatura e deixar as canelas prontas para o domingo.

Só que a saudade do Catinguento do Davi (meu sobrinho/afilhado de 1 ano - aquele mesmo que inviabilizou a Fabiola, minha irmã, de correr comigo), foi mais forte e acabei ficando com ele sábado a tarde. Conclusão: o treino de sábado que era para ser regenerativo foi super ‘puxado’, o Davi me deu o maior cansaço!

No sábado, um dia antes de tentar correr a Meia Maratona, coloquei meu relógio biológico para despertar as 06h00min da manhã. Ele nunca falha, na hora ‘programada’ eu estava acordando. Tomei um café mais reforçado e as 07h15min estava saindo para correr. Da cabeça para baixo eu era só canelas!

Aí já veio o primeiro obstáculo: tinha sol e muito vento, duas coisas que poderiam por tudo a perder. Mas eu estava me sentindo bem e algo me dizia que eu conseguiria; acho que era a tal força extra, sobrenatural.

Na rua só tinha eu e outro doido correndo, claro, domingo, com feriado na segunda, Tubarão estava vazia. Lá fui eu, rumo ao tão sonhado objetivo, que tracei já no mês de janeiro deste ano. Não se preocupem, não vou descrever cada quilômetro rodado! Por isso já passo direito para o Km 17.

Quando completei o km 17 eu estava me sentindo bem, pois fiz o percurso num ritmo confortável; já tinha ouvido um CD do Metallica e outro do ACDC. Foi eu passar pelo Km 17 e tudo mudou, parece que atravessei um Portal e fui para outra realidade, mais dura...

Impressionante, mas saber que faltavam apenas 4 km, minha condição física mudou, para pior, muito pior! Aí eu já acreditava que talvez não fosse conseguir. Sorte foi começar o CD do Nickelback, que me deu um gás extra. Só que ainda assim eram 4 km, e o buraco era mais embaixo, ou melhor, o buraco era mais embaixo e muito mais longe!

O Joelho esquerdo começou a dar seus sinais de ‘não agüento mais’ e comecei a ficar com o corpo arrepiado (às vezes com um pouco de frio), sinal de desidratação. Mas resolvi não parar, pois havia lido na Revista Runner’s que nesta fase da corrida, as dores e os sinais de desconforto são mais mentais do que físicos (quem escreveu essa merda não sentia o que eu estava sentindo!) e fui adiante, confiando na reportagem.

Finalmente (vou pular direto para o final, porque esse texto tá muito grande e nem eu leria ele) cruzei ‘a linda de chegada’ na esquina da casa do Seu Antonílio (pai do André), eu estava radiante, contente, muitas dores, porém realizado. Mais ainda não tinha terminado!

Sim, faltava chegar em casa e subir 3 andares de escadas, pois moro num edifício sem elevador; foram os 3 andares mais complicadas de toda a minha vida, com certeza.

A conclusão: Conclusão nº. 1: O maior esforço dessa empreitada não foi o físico, pois terminei a rodagem sem maiores problemas, apesar das dores (que são normais); o maior obstáculo foi dominar a mente, que dizia a todo tempo ‘não vai dar’, que insistia em contar os quilômetros. E sim, a reportagem da Revista Runner’s estava certa, o desconforto e as dores eram, na maioria, psicológicas.

Não é a toa que os corredores profissionais contam com assessoria de psicólogos esportivos; inclusive eles estudam trilhas sonoras e selecionam músicas que fornecem aquele gás extra.

Conclusão nº. 2: Correr é 20% satisfação e 80% trabalho duro e sofrimento, mas vale a pena! É como tomar sorvete, o prazer é enorme, mas dura minutos, e ainda assim vale muito a pena!.


4 comentários:

  1. Nossa que legal Felipe,conseguisse atingir tua meta,parabéns,foi graças a tua dedicação e determinação claro.Agora é pensar em outra meta e literalmente correr atráz né,hehe.

    Bruna ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela meta alcançada Felipe!
    Grande abraço!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. PRÓXIMA META: PARTICIPAR DE TUDO ISSO AÍ EMBAIXO!!!

    25/10/2009 - Pomerode - 2ª Meia Maratona Cidade de Pomerode (21 km)

    25/10/2009 - Pomerode - 2ª Meia Maratona Cidade de Pomerode (5,8 km)

    1/11/2009 - Balneário Camboriu - 2ª Corrida Panorâmica do Deck Turístico da Barra Norte (10 km)

    1/11/2009 - Balneário Camboriu - 2ª Corrida Panorâmica do Deck Turístico da Barra Norte (5 km)

    1/11/2009 - Itapoá - Meia Maratona das Praias (21 km)

    8/11/2009 - Joinville - Corrida Rústica Cidade de Joinville (5 km)

    8/11/2009 - Blumenau - XVII Corrida Rústica FURB 45 Anos e SESI Blumenau (7,55 km)

    8/11/2009 - Joinville - Corrida Rústica Cidade de Joinville (10 km)

    15/11/2009 - Joinville - Todos pelo Diabetes (10 km)

    15/11/2009 - Joinville - Todos pelo Diabetes (5 km)

    29/11/2009 - Blumenau - 3ª Meia Maratona de Blumenau (21 km)

    29/11/2009 - Blumenau - 3ª Meia Maratona de Blumenau - Rústica (7,3 km)

    6/12/2009 - Chapecó - 3ª Corrida Rústica Unimed Chapecó (5 km)

    26/12/2009 - Balneário Camboriu - 10ª São Silvestre Internacional Balneário Camboriu (10 km)

    26/12/2009 - Balneário Camboriu - 10ª São Silvestre Internacional Balneário Camboriu (5 km)

    18/7/2010 - Blumenau - Corrida Rústica e Caminhada para uma vida sem drogas (15 km)

    18/7/2010 - Blumenau - Corrida Rústica e Caminhada para uma vida sem drogas (6 km).

    BOA SORTE!!!

    Marayse

    ResponderExcluir
  4. Fodasso, cara... 21 ao som de MetallicA, sópode ser foda. Um dia chego lá.

    ResponderExcluir